Decoração Descobrindo Culturas

Kintsugi – Ver a beleza no que está quebrado.

19. agosto 2015

Hoje nós vamos falar sobre a arte japonesa chamada “Kintsugi”. Se trata de uma técnica de reaproveitamento de objetos comuns de cerâmica que foram quebrados. O objeto é reconstruido com a ajuda de uma resina que é misturada com pó de ouro, podendo também ser feito com pó de prata ou de platina.

A filosofia por trás desta arte é oferecer beleza ao que antes aparentava não ter valor por estar quebrado. Em vez de ser jogado no lixo, perdendo tando valor material quanto sentimental, o objeto cria um vinculo visual através do uso de material com cores chamativas como dourado que não é ignorado.

s542254645981225944_p1_i1_w1936

Não se sabe exatamente quando ou como se originou o Kintsugi, a arte de reconstruir cerâmica com metais já era aplicada por centenas de anos em países como China, Vietnam, e nas Coreias. Contudo foram os oleiros japoneses que criaram uma técnica própria de reconstrução de cerâmica com metais valiosos, depois de ficarem insatisfeitos com um carregamento de cerâmica que foi reconstruído com metais simples por chineses. O povo japonês gostou tanto do resultado que quebravam suas próprias peças valiosas de cerâmica para mandar consertar e criar este efeito único.

kintsugi-1-e1439584328650

Agora você não vai querer mais jogar fora aquela cerâmica lindona que o amigo bêbado quebrou.

Küsse.

Posts recomendados

Nenhum comentário

Deixe uma mensagem


*